A nossa História

A Associação foi constituída no dia oito de Agosto de 2000, no cartório Notarial de Santana, pelos membros fundadores Manuel Marques de Gouveia, Manuel de Assunção Marques Pedro, Manuel de Jesus Vieira, Manuel Isidro Marques da Silva e Lourenço Marques Caldeira da Silva com a denominação de “Associação de Criadores de Gado da Freguesia da Ilha”.

Posteriormente no dia onze de Fevereiro de 2003, foi efectuada a alteração da denominação e objecto social da Associação, conforme a deliberação da reunião da Assembleia Geral de vinte de Agosto de 2002, passando a denominação da mesma a ser “Associação dos Terrenos das Serras da Freguesia da Ilha”.

A 19 de Julho de 2018, foi publicado no jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira que foi aprovada em Concelho de Governo Regional, a Utilidade Pública da Associação.

No mês de julho de 2021, alterou-se novamente, a denominação social da Associação para “Associação de Compartes Ilha Autêntica”, conforme deliberação de reunião da Assembleia Geral de 23 de Abril de 2021.

A Associação tem por objecto social orientar o montado na freguesia da Ilha, concelho de Santana; manutenção de estradas e veredas agrícolas; desenvolvimento de atividades agrícolas; desenvolvimento multiuso e desenvolvimento de caráter turístico, nomeadamente exploração e gestão de restaurantes, snack bares e estabelecimentos de bebidas, alojamentos turísticos, similares de hotelaria e organização de passeios turísticos.

O nosso futuro...

Pretende a Associação relançar todos os pressupostos definidos na sua génese, assim como adaptar-se e modernizar-se indo ao encontro das oportunidades territoriais que venham proporcionar no concelho de Santana e em concreto na freguesia da Ilha, investimento, emprego e empreendedorismo à volta do conceito Natureza e do desenvolvimento sustentado.

Contamos por isso com toda a população do concelho de Santana, com todos os nossos emigrantes e luso-descendentes, assim como todas as pessoas que se identifiquem com o conceito natural de crescimento territorial que envolva as tradições e raízes locais.